adsense

Cadastro Único: O que é? Como fazer? Pra que serve?

formula negocio online ganhar dinheiro internet

O que é o Cadastro Único?

O Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal(Cadastro Único) é a ferramenta que permite conhecer e identificar as famílias de baixa renda.
Por meio dele o Governo faz a seleção das famílias que possuem condições de recebimento de benefícios, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica.
Isso é feito por meio do preenchimento de um caderno com dados sobre a família, a residência em que residem, os gastos e renda de todos os integrantes familiares.

Como fazer o Cadastro Único?

Para fazer o cadastro é necessário ter mais de 16 anos e possuir CPF ou título de eleitor, isso para o responsável familiar e aconselha-se que seja mulher.
Primeiro deve-se procurar a Assistêcia Social do município de residência para obter informações de onde realizar o cadastro e a data em que é realizado(em alguns municípios o cadastro é realizado o ano inteiro).
Deve-se comparecer ao local levando pelo menos um documento de cada integrante familiar, sendo que para o responsável é necessário o CPF ou título de eleitor, mas é bom levar todos os documentos da família, pois a gestão é municipal e não há um padrão de exigências.

A lista de documentos abaixo é a que pode ser pedida na hora do cadastramento:

Comprovante de endereço:
  • Comprovante de endereço com menos de seis meses, pode ser conta de luz, conta de água, IPTU, entre outros; 
Documentos pessoais (de todos os maiores de 18 anos):
  • CPF (Original ou xérox visível); 
  • Carteira de trabalho (Original); 
  • Título de eleitor (Original ou xérox visível); 
  • Carteira de identidade (Original ou xérox visível);
Documentos pessoais(de todos os menores de 18 anos):
  • Certidão de nascimento ou identidade (Original ou xérox visível); 
Documentos de quem trabalha ou é aposentado:
  • Comprovante de renda / Contracheque / Certidão negativa (INSS); 
Seria bom levar, também, a documentação ou declarção obtida junto à escola das pessoas que estudam, com a série e o nome da escola, para não haver erros na hora do preenchimento.
Será preenchido um caderno de dados sobre a família e esses dados irão para a base de dados do Governo Federal, por meio da internet.
Em alguns municípios só se faz o cadastro de quem tem renda abaixo de três salários mínimos ou meio salário per capita(por pessoa), portanto, para mais informações, sugiro que se procure a Assistência Social do seu município.

Pra que serve o Cadastro Único?

A utilidade principal é a distribuição de benefícios sociais em âmbito nacional.
Os benefícios são concedidos para aquelas famílias que possuem renda abaixo de três salários mínimos ou meio salário per capita(por pessoa).
Os benefícios podem ser por meio de dinheiro, como o Bolsa Família, ou descontos e isenções, como isenção da taxa de concursos públicos e desconto na conta de luz referente à Tarifa Social de Energia Elétrica.
Na hora do cadastro lhe é informado sobre como conseguir todos os benefícios do cadastro e as condições dos mesmos.

Compartilhe nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright @ 2013 Caminho Digital!. Todos os direitos reservados.